Lista de compras saudável

Aquilo que compramos para a nossa dispensa, dita o que será a nossa alimentação ao longo do dia. Partilhamos alguns exemplos de alimentos para uma cesta mais saudável.

 

PROTEÍNA VEGETAL E ANIMAL

• Carne branca magra de preferência bio ou de animais de pasto COMPRAR
• Peixe de preferência do alto-mar ou de pesca sustentável COMPRAR
• Ovos de preferência bio ou de galinhas criadas ao ar livre COMPRAR
• Marisco, bivalves
• Polvo, lulas
• Leguminosas - compra a granel e reduz o desperdicio COMPRAR
• Tofu e tempeh COMPRAR


LEGUMES COMPRAR

• Legumes frescos - Quantos mais melhor! Dá preferência aos legumes da época e de produção nacional.

FRUTAS

• Fruta fresca em quantidade e variedade! Prefere a fruta nacional e da época. COMPRAR
• Frutos secos e bagas (tâmara, ameixa, alperce, sultanas, goji) - compra a granel e reduz o desperdicio COMPRAR

CEREAIS

• Massas e noodles com e sem glúten
• Cereais em grão (arroz basmati, cevada, aveia)
• Pseudocereais em grão sem glúten e ricos em hidratos, proteína e fibra (quinoa, trigo-sarraceno, amaranto)
• Farinhas de trigo normal, espelta ou kamut, farinha de coco, de amêndoa, de aveia, de milho

GORDURAS COMPRAR

• Azeite virgem
• Óleo de coco
• Óleos vegetais não refinados e prensados a frio (abacate, sésamo, girassol, noz, linhaça, cânhamo)
• Pasta de sésamo (tahine)
• Manteiga de oleaginosas (amendoim, amêndia, avelã)

LATICÍNIOS E ALTERNATIVAS COMPRAR

• Leite com/sem lactose
• Bebidas vegetais (amêndoa, arroz, aveia, soja)
• Iogurtes naturais não açúcarados
• Iogurtes vegetais
• Queijos curados
• Queijo quark
• Queijos vegan
• Natas vegan (soja, arroz, coco)

OLEAGINOSAS

• Amêndoa, noz, avelã, pistáchio, pinhão, macadâmia, caju, amendoim - compra a granel e reduz o desperdicio COMPRAR
• Sementes de sésamo, abóbora, girassol, linhaça, cânhamo - compra a granel e reduz o desperdicio COMPRAR

TEMPEROS

• Ervas aromáticas
• Sal marinho, sal rosa dos himalaias ou flor de sal
• Adoçantes naturais