Desfrutar da Páscoa não tem de ser sinónimo de abdicares de todos os pratos que caracterizam esta festividade. Até porque comer bem e de forma saudável não tem de ser um grande desafio. Basta conseguires planear, ter disciplina e alguma criatividade. Partilhamos contigo 7 estratégias que te vão ajudar a desfrutar da Páscoa sem abusar.
Come com prazer
Come devagar, desfrutando de cada garfada da tua refeição com todos os sentidos, apreciando o aspeto, aroma, sabor e textura. Uma mesa de família faz-se também de conversa e, ao comer de forma consciente e partilhando com os outros, será mais fácil dar por terminada a tua refeição antes de estar demasiado cheio.
Começa o dia de forma saudável
Para apreciar o almoço de Páscoa - refeição principal desta data - sem qualquer sentimento de culpa, deves ter cuidados redobrados em relação ao pequeno-almoço deste dia. Sugerimos que comeces o dia com uma refeição leve e nutritiva, como um sumo verde e um iogurte.
Come os doces em último lugar
Evita petiscar amêndoas doces e outras doçarias ao longo do dia de forma isolada. Deixa as sobremesas apenas para depois da refeição e após teres comido a fruta. Assim, evita os picos de glicemia (níveis de açúcar no sangue) e preserva os órgãos que têm de lidar com quantidades elevadas de açúcar no sangue.
Não deixes de comer amêndoas
Um dos símbolos da Páscoa, as amêndoas são um alimento nutricionalmente interessante, rico em vitaminas e minerais. Contudo, as versões cobertas em chocolate ou açúcar são muito calóricas. Que tal fazeres as tuas próprias amêndoas?
Ingredientes
70g de amêndoas
3 c. de sopa de geleia de arroz
1 c. de sobremesa de cacau puro em pó
1 c. de sobremesa de côco ralado
1 c. de chá de óleo de côco
1 pitada de sal
Preparação
- Começa por tostar as amêndoas no forno a 140 graus. Deixa arrefecer bem e reserva.
- Coloca num tacho a geleia de arroz, o óleo de côco, o cacau e o côco ralado. Leva ao lume, mexendo sempre muito bem. Adiciona uma pitada de sal e deixa ferver.
- Apaga o lume e mergulha as amêndoas no preparado. Envolve tudo muito bem.
- Coloca as amêndoas num tabuleiro forrado com papel vegetal e separe-as bem.
- Leva ao forno a tostar durante aproximadamente 7 minutos, a 180 graus.
Escolhe alternativas aos ovos de chocolate
Quem pensa em Páscoa, pensa, muitas vezes, em ovos de chocolate. Não te estamos a dizer para abdicares deste alimento. O segredo está no equilíbrio, em dar primazia à qualidade e em não exagerar na quantidade. Escolhe um chocolate com maior teor de cacau e opta por porções pequenas. Prefere versões caseiras de guloseimas com chocolate, como morangos, maçã ou rodelas de banana mergulhados em chocolate ou pipocas ou frutos secos regados com chocolate. Além de mais saudáveis, estas versões podem ser feitas em família. Os mais pequenos vão adorar!
Reinventa os teus doces
- Junta às tuas receitas ingredientes mais nutritivos, como maçã ralada ou em puré, cenoura, banana e abóbora. Em alguns casos, estes podem ser utilizados para substituir a manteiga ou o óleo.
- Utiliza farinha integral, de grão ou de amêndoa, em substituição da de trigo branco.
- Escolhe laticínios com baixo teor de gordura, como leite e iogurte magros, aumentando o teor de proteína e cálcio.
- Substitui uma parte da manteiga por um óleo mais saudável, como o de coco
- Corta no açúcar. Podes reduzir este ingrediente em cerca de 25 por cento sem que se notem diferenças. Os açúcares alternativos, como o mel, açúcar de coco ou de beterraba, geleia de agave ou xarope de ácer, são excelentes opções.
Mexe-te, especialmente depois de comer
Uma vez que a Páscoa se traduz frequentemente em excessos alimentares, uma boa forma de contrariar os efeitos negativos - para a saúde e para o peso - de comer demais é manteres-te ativo(a). Desafia a tua família para uma caminhada após a refeição ou organiza uma caça ao ovo, uma atividade que fará sucesso entre os mais pequenos. Contudo, em vez de ovos de chocolate, escolhe os verdadeiros, pintando-os.
E não te esqueças do mais importante: a Páscoa é apenas um dia. Comer aquilo de que mais gostas nesta data não vai colocar em causa a alimentação que levas nos restantes dias. Não deixes de usufruir, mas faz com consciência, fazendo opções o mais saudáveis possível.